Pages

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Como Viver o Amor?

Essa pergunta fez parte dos meus questionamentos da semana passada e vou confessar como foi difícil encontrar uma resposta para ela..mas eu lembrei da encíclica do nosso querido para Bento XVI a “DEUS CARITAS EST” .
E ao ler fui percebendo que antes de querer saber como viver o amor eu precisava saber o que era esse tal de AMOR. Ao ler sobre o assunto percebi que não existe apenas um só tipo de amor mas sim vários e a nossa igreja divide eles em três: O amor Eros (amor entre homem e mulher) ,philia (amor de amizade) e o ágape(amor de Deus).
Não existe nenhuma força nem no céu nem na terra que sejam maior que o AMOR, todas as outras tem uma importância secundária.
E para entender essa tão grande força um instrumento importante para mim foi a Sagrada Escritura e uma parte que muito me tocou foi a primeira carta de são João onde ele fala assim: “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele” 1 Jo 4 -16.
Ou seja, sem Deus não existe AMOR e sem ele nunca saberemos o que é o verdadeiro AMOR, foi ele quem nos deu a maior prova de AMOR dando seu filho único por amor a todos nós. Ainda existem pessoas que não conhecem a Deus e vivem um Falso AMOR, quem não experimentou o “AMOR DE DEUS” é incapaz de amar verdadeiramente, pois não conhece o AMOR em sua plenitude que ser dá somente em Deus!
“O Amor não é apenas um sentimento. Os sentimentos vão e vêm. O sentimento pode ser uma maravilhosa centelha inicial, mas não é a totalidade do amor.” Bento XVI
O amor ele pode começar com um sentimento mas não permanece como tal, o amor jamais está concluído ele vai se transformando com o passar do tempo, ele amadurece e cada vez mais ele vai tomando sua forma e se mostrando fiel a sua origem que é Deus. O amor vem de Deus, logo precisamos ter ele como principio, meio e fim dessa força, se não ela perde sua forma e se desfaz com o passar do tempo!
“O amor cresce através do amor. O amor é « divino », porque vem de Deus e nos une a Deus, e, através deste processo unificador, transforma-nos em um Nós, que supera as nossas divisões e nos faz ser um só, até que, no fim, Deus seja « tudo em todos » (1 Cor 15, 28).” Bento XVI
O amor precisa ser cultivado, vivido, ele tem que gerar contado, conhecimento com o ser que amamos. Dentro do amor precisamos ter contato,partilha, convívio... seja em qualquer uma de suas formas! Como disse Bento XVI o “Amor cresce através do amor”.
Para cultivar o amor com Deus precisamos criar uma intimidade com ele e isso se faz através da oração, em um namoro, uma amizade o AMOR se dá por meio da vivencia das conversas do tempo junto!
Enfim viver o AMOR muitas vezes não é fácil é preciso passar pela dor, da mesma forma que Jesus sofreu tudo por AMOR a nós, mas valeu a pena porque o sacrifício dele gerou a VITORIA dele sobre o pecado e assim deve ser o a dor gerada por amor nós dá a única e verdadeira VITORIA. A Vitoria em Deus!
Então que nessa Semana Nós possamos Viver esse Amor sem medidas, nós deixar levar por esse Amor que vem de Deus! Uma semana abençoada e cheia de AMOR a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário