Pages

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Como Viver o Amor?

Essa pergunta fez parte dos meus questionamentos da semana passada e vou confessar como foi difícil encontrar uma resposta para ela..mas eu lembrei da encíclica do nosso querido para Bento XVI a “DEUS CARITAS EST” .
E ao ler fui percebendo que antes de querer saber como viver o amor eu precisava saber o que era esse tal de AMOR. Ao ler sobre o assunto percebi que não existe apenas um só tipo de amor mas sim vários e a nossa igreja divide eles em três: O amor Eros (amor entre homem e mulher) ,philia (amor de amizade) e o ágape(amor de Deus).
Não existe nenhuma força nem no céu nem na terra que sejam maior que o AMOR, todas as outras tem uma importância secundária.
E para entender essa tão grande força um instrumento importante para mim foi a Sagrada Escritura e uma parte que muito me tocou foi a primeira carta de são João onde ele fala assim: “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele” 1 Jo 4 -16.
Ou seja, sem Deus não existe AMOR e sem ele nunca saberemos o que é o verdadeiro AMOR, foi ele quem nos deu a maior prova de AMOR dando seu filho único por amor a todos nós. Ainda existem pessoas que não conhecem a Deus e vivem um Falso AMOR, quem não experimentou o “AMOR DE DEUS” é incapaz de amar verdadeiramente, pois não conhece o AMOR em sua plenitude que ser dá somente em Deus!
“O Amor não é apenas um sentimento. Os sentimentos vão e vêm. O sentimento pode ser uma maravilhosa centelha inicial, mas não é a totalidade do amor.” Bento XVI
O amor ele pode começar com um sentimento mas não permanece como tal, o amor jamais está concluído ele vai se transformando com o passar do tempo, ele amadurece e cada vez mais ele vai tomando sua forma e se mostrando fiel a sua origem que é Deus. O amor vem de Deus, logo precisamos ter ele como principio, meio e fim dessa força, se não ela perde sua forma e se desfaz com o passar do tempo!
“O amor cresce através do amor. O amor é « divino », porque vem de Deus e nos une a Deus, e, através deste processo unificador, transforma-nos em um Nós, que supera as nossas divisões e nos faz ser um só, até que, no fim, Deus seja « tudo em todos » (1 Cor 15, 28).” Bento XVI
O amor precisa ser cultivado, vivido, ele tem que gerar contado, conhecimento com o ser que amamos. Dentro do amor precisamos ter contato,partilha, convívio... seja em qualquer uma de suas formas! Como disse Bento XVI o “Amor cresce através do amor”.
Para cultivar o amor com Deus precisamos criar uma intimidade com ele e isso se faz através da oração, em um namoro, uma amizade o AMOR se dá por meio da vivencia das conversas do tempo junto!
Enfim viver o AMOR muitas vezes não é fácil é preciso passar pela dor, da mesma forma que Jesus sofreu tudo por AMOR a nós, mas valeu a pena porque o sacrifício dele gerou a VITORIA dele sobre o pecado e assim deve ser o a dor gerada por amor nós dá a única e verdadeira VITORIA. A Vitoria em Deus!
Então que nessa Semana Nós possamos Viver esse Amor sem medidas, nós deixar levar por esse Amor que vem de Deus! Uma semana abençoada e cheia de AMOR a todos nós!

domingo, 30 de janeiro de 2011

"DEUS É ALEGRIA INFINITA"

Esses dias em meio as minhas andanças pela internet acabei conhecendo uma Santa que tocou muito meu coração através de um de seus pensamentos:

“DEUS É ALEGRIA INFINITA! Vi que a Felicidade do mundo não existe e as coisas do mundo deixam-me sempre um vazio que só Deus pode preencher por completo. Sou a pessoa mais feliz. Não desejo mais nada porque todo o meu ser está saciado por Deus”.

Essa frase e a história de Santa Teresa de los Andes me fizeram refletir muito sobre a santidade e como eu posso chegar a ela! Muitos jovens com que eu converso me questionam muito que antigamente era muito fácil ser Santo os costumes, o modo de vida era outro, muitos me falam que hoje é impossível viver essa santidade que a igreja nos pede.
Ao ver está frase me recordei também de um outro Santo São João Bosco e uma de suas frases onde ele falava quando questionam como viver a santidade e ele dizia: "Ser Santo consiste em Estar sempre alegre"
E essas duas frases que citei me fizeram ver que é muito simples viver essa Santidade que tanto ouvimos falar, Santidade não significa que não iremos mais errar, que nós seremos perfeitos. Não! Não! Santidade é buscar a verdadeira alegria e viver a simplicidade do amor de Deus! Viver a Santidade é se deixar preencher pelo amor de Deus, buscar nele e somente nele aquilo que buscamos, é deixar velhos costumes que nós afastam de Deus e permitir que cada dia mais ele possa se achegar a nós!
Deus não nos escolhe por que somos bons e maravilhosos, o Senhor nós chama porque temos um coração aberto a ele e a sua vontade, e santidade é isso, é deixar que Deus nos molde, é nos abandonar em Deus e ser deixar que ele nós faça verdadeiramente livres!
E hoje eu quero convidar e desafiar a você que está lendo esse texto a viver essa santidade, a se abandonar no Senhor e encontrar a verdadeira felicidade, busque o Senhor que ele está de portas abertas pra você!

E que Santa Teresa de los Andes Padroeira da Juventude da America Latina e São João Bosco Padroeiro do Juventude em todo o mundo que eles possam interceder por nós para que a gente possa viver cada dia mais a Santidade que Deus tem pedido a todos nós!

Tamo Junto

Sílvia Lima

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Queridos jovens e Amigos, a paz de Jesus!
Estamos vivendo um momento de perseguição em nossa igreja, por este motivo, nós Juventude Católica, devemos abraçar a nossa doutrina, defender nossa religião e acima de tudo orar pela santidade de nossos sacerdotes.
Diante de uma sociedade que está perdendo os valores cristão, que não busca mais a Deus, onde as estruturas das famílias vem sendo desmembradas, os jovens vivendo somente em busca dos prazeres carnais, como drogas e sexualidade desregrada. Nesta realidade, chamamos a Juventude da Renovação Carismática, a mostrar a luz de Cristo que habita em nós, a refletirmos santidade, amor e zelo pela nossa Igreja. . É preciso reafirmar e viver a nossa conversão diária.
Como nos diz o nosso coordenador nacional Márcio Zolin aos Jovens da RCC: “Somos chamados a difundir a Cultura de Pentecostes e fazer com que a nossa sociedade seja restaurada em suas estruturas.”
Para que estas estruturas sejam restauradas é preciso que os Jovens sejam fortes e lutem por tudo o que acreditam, para que nós jovens possamos refletir um pouco mais sobre como devemos agir frente a todas as mudanças que a sociedade vem sofrendo separei alguns trechos do discurso do Papa Bento XVI no dia 02 de maio de 2010 em Turim para a Juventude Mundial:
Liberdade:“É realmente verdade que para ser feliz devemos acontentar-nos de pequenas e fugazes alegrias momentâneas, as quais uma vez acabadas, deixam amargura no coração? Caros jovens, não é essa a verdadeira liberdade, a felicidade não se alcança assim. Cada um de nós foi criado não para realizar escolhas provisórias e revogáveis, mas escolhas definitivas e irrevogáveis, que dão sentido pleno à existência...Tenham coragem de fazer escolhas definitivas e vivam-nas com fidelidade! “Papa Bento XVI
O amor de Deus pelos jovens e a vivencia na igreja:“No olhar de Jesus que fixa com amor o jovem do evangelho, colhemos todo o desejo de Deus de estar conosco, de estar ao nosso lado. Sim, caros jovens, Jesus quer ser amigo de vocês, irmão de vocês na vida, o mestre que lhes mostra o caminho a percorrer para alcançar a felicidade. Ele ama vocês por aquilo que vocês são, na fragilidade de vocês e fraqueza, porque, tocados por seu amor, possam ser transformados. Vivam este encontro com o amor de Cristo em uma forte relação pessoal com Ele; vivam-no na Igreja, sobretudo nos Sacramentos.” Papa Bento XVI
Exemplo do Beato Piergiorgio Frassatti: “Jovem como vocês, viveu um grande compromisso com sua formação cristã e deu o seu testemunho de fé, simples e eficaz. Um jovem fascinado pela beleza do Evangelho das bem-aventuranças, que experimentou toda a alegria de ser amigo de Cristo, de segui-lo, de se sentir em modo vivo parte da Igreja” Papa Bento XVI
O Papa nós fala de uma verdadeira liberdade que somente é encontrada em Deus e para vivermos isso é preciso ser fiel ao nosso chamado. Somos convidados a nós decidir primeiramente por Deus como fez o Beato Frassati e deixar que a nossa Vida seja envolvida e consumida inteiramente pela graça e pelo amor de Deus e assim viver com serenidade, alegria e se apaixonado no serviço a Cristo e aos irmãos.
Que nós possamos viver o Pentecostes dia a dia pedindo que o Espírito Santo nos conceda a força para seguir a vontade do Senhor sendo Jovens que amam e lutam para sempre ser fieis a Deus.
Que o Padroeiro da Juventude São João Bosco, nós ajude a seguir Cristo sem nunca cansar.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sou tão feliz Assim... Não posso mais voltar atrás!

Hoje me coloco frente a toda minha vida, dos momentos de alegria, de dor, as pessoas as quais encontrei no meu caminho, as coisas que já fiz e que me fizeram chegar até aqui! Foram tantos momentos tantas coisas, que posso até mesmo fazer um filme na minha cabeça, mas tem um momento que eu posso chamar de divisor de águas.
Que foi o dia em que o Senhor me fez uma Grande e Linda Promessa... Ele me disse: Que me queria ao seu lado novamente e que ele tinha uma linda história para mim!

Naquele momento meus olhos se encheram de lágrimas e meu coração de alegria!

Desde aquele dia em Janeiro de 2009, Deus me convidava a viver algo novo que jamais tinha experimentado antes, e desde então ele tem realizado grandes obras em MIM e na minha VIDA!
Deus têm me dado a graça de experimentar a cada dia coisas que jamais tinha vivido mesmo com meus 10 anos de caminhada!Durante todo o ano de 2009 o Senhor me fez abandonar coisas que me faziam mal como comportamentos, sentimentos, ele têm me feito renunciar a cada dia as coisas que me afastam dele... E tenho vivido tudo isso graças a RCC!
Desde aquele dia o Senhor me convidou a viver uma profunda mudança no meu interior(jeito de ser, agir, pensar) que tem me motivado a encaram meus problemas de frente e assim ele tem me renovado a cada passo dessa nova caminhada!
Foi dentro de Um grupo da Renovação Carismática Católica que o Senhor tem mudado a minha vida a todo o momento, desde o dia que ele me convidou a ser serva deste movimento e foi me mostrando como é lindo ser um Apostolo da Efusão do Espírito Santo!
Hoje digo com muito orgulho a todos que eu sou muito feliz, pois só é verdadeiramente feliz e só tem a verdadeira paz quem coloca Deus em primeiro lugar, em tudo procurando agradá-Io, procurando fazer bem todas as coisas, como zelo, com amor, com alegria, porque é para o Senhor.
E hoje sou uma JOVEM que encontrou o Senhor e que quer viver a vontade de Deus a cada dia da minha Vida! Sei que esse foi apenas o começo, que ainda tenho muito que viver e caminhar, mas hoje posso dizer:
♪ Sou Tão Feliz Assim... Não Posso Mais Voltar a Trás! ♪